Powered By Blogger

terça-feira, 27 de maio de 2008

Foi bom dançar com você companheiro


Há pouco tempo fui rever uma amiga que há dez anos não via, que gostoso manter amizades assim!
Foram dois dias incríveis, e o que mais me marcou naqueles dias foi a visita que fizemos a um projeto social chamado "Barracão cultural", lá são realizadas aulas de vários tipos de dança ministradas por voluntários, e foi ali que me infiltrei na aula de forró universitário.
Tudo muito legal, tudo muito bacana, principalmente os alunos. Um deles enquanto dançava comigo errou numa passagem , me lembro bem da persistência dele em acertar aquele passo. A aula já estava acabando, todos já com outros pares quando ele me disse : - Posso dançar com você outra vez? Faço questão de acertar com a mesma pessoa que cometi o erro. Eu meio sem graça disse que poderia, claro!
Esse aluno não só dançou direitinho comigo, como me chamou muito a atenção pelo seu gesto.

Essa semana recebi uma mensagem de uma das meninas do projeto dizendo que este aluno tão esforçado havia sido brutalmente assassinado, não sei descrever o que senti ao ler aquilo.
Questionei quanto ao episódio e ela muito discreta disse apenas que todos ali sabiam que se tratava de uma boa pessoa, não entenderam o que havia acontecido, restava apenas esperar as investigações, no entando, por se tratar de uma pessoa negra e pobre ninguém dava muita importância.
Depois de ler a última frase sei bem descrever o que senti, indignação!
Por que será que num país onde grande parte da papulação é afro-descendente,esses ainda são tratados como minoria?
Mais um número nas estatísticas do governo, mais um número pro índice de violência, mais um negro morto, uma vida a menos no nosso país, um filho a menos pra uma mãe, um aluno a menos na aula de forró, um exemplo a mais pra minha vida.
Foi bom dançar com você companheiro!
"In memory"
M.C.N.



2 comentários:

Unknown disse...

Esse blogger promete!
Gostei da postagem Mari!

Thais Melendez disse...

valeu a pena ter dado um clique no histórico de postagens, e ler a primeira. Comovente.